terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pesquisa inédita do Setor de Limpeza e Conservação Mostra o Perfil do Mercado

O Mercado Institucional de Limpeza e Multi-serviços é um segmento da economia que pode ser considerado bastante novo. Embora os prestadores de serviço e os fornecedores tradicionais atuem há muitos anos, até a década de 70, a maioria das empresas utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada em técnicas de limpeza ou uso de equipamentos e produtos profissionais. O aprimoramento da terceirização como conceito gerencial e estratégico, nessa época, alavancou o mercado de prestação de serviço e fez florescer um grande número de novas empresas. Ao observar o mercado, é possível perceber que a maioria das empresas prestadoras de serviço no País possui entre 20 e 25 anos.
Este é um dado importante para entender porque o mercado é tão carente de conceitos técnicos, tanto por parte dos prestadores, quanto pelos tomadores de serviço. Como é um seguimento jovem, a pesquisa interpreta que muitos conceitos ainda precisam ser dinfudidos e ensinados. Um ponto que parece ser real é que muitos tomadores de serviço adotam a terceirização como uma decisão financeira, e não estratégica. Além disso, há alguns pequenos prestadores de serviço que utilizam produtos e equipamentos domésticos ou não apropriados para o uso profissional.
Outra característica importante do setor diz respeito à grande quantidade de pequenas empresas. No levantamento, o internalta poderá verificar que quase 70% delas (entre 7.300 e 7.500) empregam menos de 20 funcionários. Á maioria desses empresários vem da área operacional e não possui formação acadêmica e/ou profissional apropriada para uma gestão eficiente do seu negócio. Dentre as várias carências detectadas, destacam-se: Gestão Empresarial; Planejamento Tributário e Financeiro; Fluxo de Caixa; Gestão de Recursos Humanos, Visão de Negócio, Planejamento Estratégico de Seleção e Treinamento da Mão-de-Obra e Marketing.
Nível de Terceirização
Norte 2 a 4%, Centro-Oeste 8 a 10%, Nordeste 15 a 17%, Sudeste 59 a 61% e Sul 11 a 13%
Acredita-se que atualmente de 40 a 50% do Mercado de Limpeza Institucional no setor privado (que representa 40% do mercado total) já está terceirizado, especialmente nas grandes empresas, a exemplo das grandes indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários e aeroportos. E esta porcentagem é maior nos grandes centros e nas regiões Sul e Sudeste do País.
Já no setor público, que representa de 60% do mercado de limpeza, o nível de terceirização é bem maior, atingindo de 80 a 90%.
Praticamente, a única área ainda disponível no âmbito federal, estadual e municipal (das grandes cidades) é a da educação, como escolas e universidades.
Neste momento, os seguimentos consumidores com maior potencial para crescimento da terceirização são: Pequenos e Médios Escritórios, Pequenas Empresas, Hotéis, Hospitais, Instituições de Ensino, Indústrias Alimentícias e Condomínios Residenciais.
Matéria de reportagem da Revista HIGIPRESS 1° Trimestre 2006
Fonte de Consulta:
APRAG, INDOOR, Conslting, FENASCON, Núcleo de Operação Corporativa da Febrac, SINDEPRESTEM, UPS Benefícios Sociais.
Portanto, através da troca de informações e ações conjuntas, poderiam surgir medidas importantes para evolução profissional e tecnológica do Serviço de Limpeza e Conservação em nosso País.
HAROLDO FALCÃO

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