sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O valor de uma parceria empresarial

Amigos,
Depois de alguns anos no mercado de serviços de Limpeza e Conservação à empresas, do qual me orgulho muito, percebo a diferença de uma relação contratual de prestação de serviço e uma relação de parceria empresarial (também margeada por um contrato).
As relações contratuais convencionais (hoje ainda a maioria), é aquela que todos conhecemos, uma Empresa paga outra Empresa para fazer o que ela já fazia. Na prática, a Contratante continua tendo toda a responsabilidade sobre o serviço, só que comandando funcionários de outra empresa.
A verdadeira parceria é aquela em que a Contratante determina os resultados a serem alcançados e a Contratada é quem deve trazer as soluções para tais desafios, utilizando para isso sua experiência, seus parceiros institucionais e o diferencial competitivo de sua empresa, tirando do Contratante a preocupação de ter que gerenciar a operação em questão.
A Contratada, que é especialista naquele serviço, conhece os melhores fornecedores, equipamentos, materiais e métodos de sua área de atuação , deve se empenhar em trazer para o Contratante as melhores práticas, sugerindo novos processos mais eficázes e até mais baratos (em tempos de crise, é importante mostrar interesse no sucesso do Cliente).
Como estamos falando de Parceria, a contrapartida do Contratante consiste em: primeiro entender que o parceiro também busca apoio nas suas fraquezas e que nem sempre está no mesmo nível de tecnologia, gestão e solidez financeira que ele. Segundo, cabe ao Contratante compartilhar algumas práticas de gestão e em algumas vezes até custos para reforçar a parceria.
Afinal o conceito de terceirização consiste em repassar processos que não são o foco da sua atividade para empresas que efetivamente tenham este foco.

pensem nisso e compartilhem conosco comentando esta publicação,

aguardo suas opiniões.

Um comentário:

Unknown disse...

Conocordp plenamente com o autor, o pior é que as vezes ainda temos que contratar pessoas indicadas por alguem que representa a contratante, deixando de fora os nossos treinamentos e perfil de funcionário.
grato!
Antonio Alves