quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Efeitos das misturinhas de produtos de limpeza

Amigos,

Todos temos sempre alguma receita prática na manga para limpeza de manchas ou outras sujidades do nosso dia-a-dia. não é mesmo?
Nos momentos de emergência como sujar a camisa com café ou vinho, por exemplo, costumo enrolar o lenço numa pedra de gelo (aquela que pomos no whisky) e passar sobre a mancha até removê-la. é tiro e queda!!! porém quando essas técnicas caseiras envolvem mistura de produtos, aí devemos nos preocupar um pouco mais!
Produtos químicos não devem ser misturados de forma alguma, pois podem ter reações químicas não esperadas e até provocar algum acidente, como queimaduras, intoxicação por gases e até explosões. Em Manaus tivemos um caso de uma profissional de limpeza que trabalhava no Colégio da Polícia Militar, que para "melhorar" a limpeza do piso das salas de aula, misturou amoníaco com água sanitária e desinfetante e aplicou no piso. Quando iniciou a aula com a porta fechada e o ar condicionado ligado, algumas crianças passaram mal, vomitando e sentindo tontura. Graças a Deus ninguém saiu ferido ou teve sequelas do incidente. Portanto, vamos cultivar o hábito de ler o rótulo dos produtos de limpeza e não fazer misturas, por que, afinal, será que o engenheiro químico que desenvolveu o produto não pensou em misturar com outro componente que melhorasse a performance do seu produto?
Pense nisso!

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso ai!!!

Vamos começar a enteragir em torno desse Setor tão imprtante para a nossa saúde e o meio-ambiente.

Haroldo Falcão