sexta-feira, 27 de março de 2009

Um novo processo para a Higiene e Limpeza Institucional



A implantação de um novo Processo de Limpeza em diversos ambientes e de uma nova Técnica de Higienização são formas em que as Empresas Contratantes, Empresas Contratadas e os Fornecedores Especializados do Mercado Institucional de Limpeza podem interagir.


Mas o processo de interação pode ser mais amplo, envolvendo por exemplo:

· Design e implantação de Processo de Limpeza;

· Validação de Sistema e Processo de Limpeza;

· Planejamento de Tecnologia e Gestã de Limpeza;

· Desenvolvimento, adaptação e implantação de Sistemas Especializados de Limpeza;

· Análise de riscos em Programas de Limpeza em áreas industriais, comerciais, cozinhas industriais, restaurantes e hospitais;

· Auditagem de Sistemas e Processos de Limpeza;

· Delineamento e implantação de programas de Cursos e Treinamentos com os Materiais Instrucionais, Genáricos e Específicos;

· Avaliação de Ergonomia de Equipamentos e Sistemas;

· Avaliação de Limpabilidade de Espaços e Superfícies;

· Avaliação de Material Particulado;

· Avaliação de Produtos de Limpeza;

· Estratégias de Manejo Integrado de Pragas;
· Trabalho de Motivação e Desenvolvimento Profissional dos Agentes de Limpeza com menos escolaridade.

Portanto, Profissionais de RH poderiam transformar-se em um importante "asset" das Empresas Contratantes desde que utilizados de forma a privilegiarem e racionalizarem o caráter fundamentalmente intrigante e instigante de um processo evolutivo para o Serviço de Higiene e Limpeza Institucional que poderia trazer reflexos positivos ao meio-ambiente, a auto-estima e ao comprometimento dos profissionais colaboradores em conseqüência de um ambiente de trabalho bem limpo e saudável.

Acesso privilegiado a agentes apoiadores de projetos empreendedores (através de financiamento de consultorias regionais ou nacionais, treinamentos técnicos, eventos técnicos científicos, projetos de P&D, etc.): este acesso é facilitado quando tem a presença formal de parceiros da iniciativa privada...

Enfim, as formas podem ser muitas..., temos acompanhados os resultados dos Serviços prestados pelas Empresas Limpadoras e o envolvimento das Empresas Contratantes com o referido Serviço, assim como, a participação dos Fornecedores de Produtos de Limpeza em todo País, e, chegamos a conclusão... Que só as Empresas Contratantes como as principais beneficiárias, poderiam realmente fazer valer qualquer mudança positiva no Serviço de Higiene e Limpeza Institucional no Brasil.

HAROLDO FALCÃO

Empresário do Mercado Institucional de Limpeza

2 comentários:

Adilson Barroso disse...

Como dirigente de Empresa de Limpeza busco fazer o papel inverso, ou seja, levar ao cliente, que não domina o mercado de limpeza, as soluções para limpeza e manutenção de um clima organizacional saudável e produtivo. porém concordo com vc, Haroldo que diante de um cenário onde as empresas ditas especializadas em limpeza não oferecem melhorias ou soluções, as empresas contratantes devem fazer valer o seu dinheiro e exigir melhorias.
A sociedade ganha enormemente com essas iniciativas.
Adilson Barroso - Diretor Operacional da Wersatyl Serviços - Manaus -AM.

Anônimo disse...

muito superficial